terça-feira, abril 12, 2011

Irmãos Grimm

Jacob e Wilhelm

Jacob e Wilhelm Grimm são dois irmãos que fizeram e fazem muito sucesso até hoje com suas histórias e seus contos que fazem a felicidade das crianças e permeiam a imaginação dos adultos.
Inseridos num contexto histórico alemão de resistência às conquistas napoleônicas, os Irmãos Grimm recolhem, diretamente da memória popular, as antigas narrativas, lendas ou sagas germânicas, conservadas por tradição oral. Buscando encontrar as origens da realidade germânica, os pesquisadores encontram a fantasia e o mítico em temas comuns da época medieval. Então, uma grande Literatura Infantil surge para encantar crianças de todo o mundo.
O Romantismo trouxe ao mundo um sentido mais humanitário. Assim, a violência (presente nos Contos de Perrault) cede lugar a um humanismo, em que se destaca o sentido do maravilhoso da vida. Perpassam pelas histórias, de forma suave, duas temáticas em especial: a solidariedade e o amor ao próximo. A despeito dos aspectos negativos que continuam presentes nessas estórias, o que predomina, sempre, é a esperança e a confiança na vida.
Entre os contos mais famosos dos Irmãos Grimm estão vários conhecidos do mundo todo como a Cinderela, A Branca de neve, João e Maria, O Ganso de ouro e as Aventuras do Irmão Folgazão, entre outros. 


A Obra "Um Olhinho, Dois Olhinhos, Três Olhinhos" foi a 130ª da carreira dos Irmãos Grimm. Em alemão, chamava-se "Einäuglein, Zweiäuglein und Dreiäuglein", (Um Olho, Dois Olhos, Três Olhos) na tradução literal. E carrega as carecterísticas dos Contos de Grimm, a moral e o humanismo - um ótimo exemplo para as crianças aprenderem a respeitar e aceitar as diferenças, cultivando sempre bons sentimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário