sábado, abril 23, 2011

Feliz Páscoa!!!

Pessach e Páscoa

Imagem: Google
A festa cristã da Páscoa tem origem na festa judaica, mas tem um significado diferente. 
Enquanto para o Judaísmo, Pessach representa a libertação do povo de Israel no Egito, no Cristianismo a Páscoa representa a libertação de todo os que estavam separados de Deus pelo pecado, restaurados pela morte e ressurreição de Cristo, assimilando também diversos elementos como alegóricos de morte e renascimento representados pela transição do inverno-primavera que ocorre neste período e ainda fundamentado na previalidade alegórica do sacrifício de Isaac por Abraão, a entrega de seu filho para Deus, em holocausto e expiação.

Imagem: Google
Para os cristãos a Páscoa representa a passagem de Deus na forma da pessoa do Filho Jesus, para a salvação e libertação de todas as nações até os confins da Terra, abrindo de vez as portas para uma vida terrena em plenitude e sem medo da morte, pautada na promessa da vida eterna e da adoção filial de todos os que confiam no Senhor. Essa passagem se dá, no período da Páscoa, através de sacrifício humilde expiatório pois, para os cristãos, Deus fez-se o cordeiro passivo, sacrificado usado em expiação de todos os pecadores.





O Coelhinho...

A tradição do Coelhinho da Páscoa foi trazida para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e o início do século XVIII.
Imagem: Google
No Antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antigüidade consideravam o coelho como o símbolo da Lua, portanto, é possível que ele tenha se tornado símbolo pascoal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa. O certo é que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução, e geram grandes ninhadas, e a Páscoa marca a ressurreição, vida nova, tanto entre os judeus quanto entre os cristãos.
Existe também a lenda de que uma mulher pobre coloriu alguns ovos de galinha e os escondeu, para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram os ovos, um coelho passou correndo. Espalhou-se, então, a história de que o coelho é que havia trazido os ovos.

Fonte: Wikipédia




Falando em feriado, dia 8 de maio é o Dia da Mães. E nesse dia tão especial, não tem presente melhor para as Mães do que passar o dia ao lado de seus filhos. Vá com sua Mãe ao teatro:

Um Olhinho, Dois Olhinhos, Três Olhinhos
8 de Maio - 11hs
Teatro Adamastor Centro
Av. Monteiro Lobato, 734 - Macedo - Guarulhos
Ingressos a R$ 15,00 e R$ 7,50 (meia)

Clique aqui e veja nossa Agenda completa.

Um comentário: